Você está pronto pra viver, filho da puta?

“Estar pronto” para algo. Pronto pra quê? Pronto para trabalhar, após anos de formação, pronto pra ser mãe ou pai, depois de muito planejamento, cursos e treinamento, pronto para viajar, depois de juntar dinheiro. Tudo que não é para a sobrevivência, foi criado pelo homem. Os objetivos do homem são uma pura farsa, pois esse desaprendeu, ao longo dos séculos, a ser independente e sobreviver por si só; e sempre dependerá de alguém, seja pra se alimentar, trabalhar, estudar, se higienizar, se proteger, ser feliz.

A água que você bebe vem de um encanamento que outro homem construiu, de uma torneira que outro homem fabricou, ou de uma garrafa de uma indústria que o homem fundou. A mesma coisa acontece na alimentação, com a cama em que você dorme, as roupas que veste, o entretenimento que consome e o afeto que sente. Se torna incapaz de se locomover sem o carro que é dependente de um combustível que você é incapaz de produzir. Mesmo que aprenda a fabricar, construir uma dessas coisas, isso será apenas um dos seus poucos dons, será um hobby ou sua profissão. E se aprende a se livrar da sua dependência delas, sente-se indefeso jogado no meio da natureza.

Te limitam dizendo que você deve apenas se especializar em uma coisa, então: se projeta, não sabe construir, se cria, não sabe executar, se colhe, não sabe transformar. É uma grande ilusão que é criada por nós mesmos para nos fazer sempre dependentes de alguém ou algo e pensar que ser especialista em um determinado assunto é o objetivo de uma vida. Uma bela mentira que contamos a nós mesmos é que nos tornaremos especialista apenas por nos dedicarmos a uma só área.

Não podemos nunca pensar que um conhecimento geral limitado possa ser, mesmo que de longe, um conhecimento específico apurado. Você se forma, se prepara, trabalha, sai de casa, junta bens e riquezas e aí, pode se sentir pronto para viver sua vida, mas não será independente ou suficiente à si. Não é um ser integral. É fragmentado, limitado pelas suas escolhas, não por suas necessidades.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s