Escolha primitiva – Crônica (Luciano Pinheiro)

Por décadas a televisão foi apedrejada e acusada de manipulação. Agora o que temos, senhores? Em plena era da comunicação avançada, vocês continuam grandes consumidores de lixo. Não é mais o jornal com nome de banco cortando as falas do Lula no debate, hoje as pessoas consomem infinitos tipos de conteúdos maliciosos, falsos, tendenciosos nas mais diversas formas de plataforma. O GIF do Facebook cheio de dados e estatísticas, mas sem uma mísera fonte; o texto do whatsapp, o vídeo do youtuber politizadão… Tudo sempre repleto de acusação e vago em evidencias. O veículo de comunicação nunca foi o problema, o problema vem das pessoas que não procuram esclarecimento, as pessoas que apenas buscam argumentos que sustentem o seu ponto de vista do qual não estão nem um pouco interessadas em mudar. As pessoas são e sempre foram livres para interpretar como quisessem a informação que lhes é passada.

Já parou para pensar porque nos nos destacamos em meio aos outros animais? Dentre todas as nossas capacidades, acho que a capacidade de guardar o nosso conhecimento de forma física e passar para a geração seguinte eh a mais importante, por exemplo, se você treinar um cachorro pra fazer coisas incríveis, ele vai ser o Super Cão, mas tudo que ele aprendeu morre com ele, porque ele não consegue passar adiante e todas as gerações seguintes de cachorro serão praticamente a mesma coisa. Nos estamos há centenas de anos acumulando conhecimento sólido e progredindo, só que a merda é que a gente não acumula só conhecimento bom e útil, a gente acumula também uma quantidade gigantesca de merda. E , infelizmente, a humanidade não funciona como um software. Por exemplo, depois que saiu o windows XP, não vendeu mais windows 98; a gente evolui mas existe gente que ainda é primitiva pra caralho. Mesmo com acesso a informação, mesmo com tudo pra progredir a escolha da pessoa é ser primitiva.

Qual seria a solução pra isso?

Será que é tudo isso fruto da criação; do meio em que vivem, até os 7 anos(ou seja lá qual a idade que esses demônios engessam a personalidade)?

Será?

Não achei fontes confiáveis.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s