Carta Aberta Para Filipe Cavadas (por Luciano Pinheiro)

Ou medicina; Ou panificação.

Apenas por hoje quero me despir das vestes da ética e do ceticismo para falar sobre uma pessoa próxima a mim, de forma livre, assim como fala um telespectador sobre a sua série favorita, colocando esta, intelectualmente, acima das outras que conheço.

Tenho assistido essa série por aproximadamente 14 anos e não canso de me surpreender com a diversificação do seu conteúdo. Todas as áreas de conhecimento técnico e cientifico tendem sempre a atingir níveis cada vez mais profundos de especificação e junto com essa tendência, é fácil se perder e ser degradado ao nível de um mero operário cientifico. Uma pessoa que é capaz de atuar apenas em um campo altamente específico, seja ele qual for, não desempenha na sociedade um papel muito diferente de um cão farejador nos aeroportos, cuja operacionalidade é dedicada a um único fim.

O nível de desenvolvimento de um individuo baseia-se no grau de abrangência que atinge o seu conhecimento, na qualidade do conhecimento adquirido… Confesso ainda não ter conhecido uma pessoa com o horizonte tão vasto de conhecimento, capaz de ir da medicina à panificação como quem pilota um avião e também anda de bicicleta, sabendo inspirar e ser inspirado prestando à ciência e à comunidade um excelente serviço.

Assim sendo, Filipe Cavadas é o maior exemplo de enciclopédia orgânica que eu posso citar nas mais diversas formas de aplicações técnicas da ciência.

L.P.

Anúncios

1 comentário Adicione o seu

  1. Carla disse:

    Generalistas e especialistas

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s