Saudade do Rio (Iane Machado)

Vi no horizonte que me aproximava aquele mar de montanhas com um desenho único. A pedra da gávea, cirurgicamente cortada pelas mãos do criador, aparece como comissão de frente da cidade que está por vir. Venho caminhando pelas águas, que batem na altura dos meus joelhos, pois o Atlântico é um mar profundo – e perigoso – e minhas canelas possuem pequenos pontos vermelhos: feridas causadas provavelmente pelas criaturas que lá habitam. A caminhada através do oceano foi longa e eis que chego ao Rio de Janeiro.
Tropecei nas ilhas cagarras e esparramou-se água por cima de suas linhas brancas que, por alguns instantes, sumiram e depois, quando a água baixou, reapareceram. Tombei ali em frente à Ipanema e ali permaneci. Cruzei os braços e fechei os olhos. As ondas batendo na altura do meu queixo, indo em direção à praia e voltando, como se o mar estivesse em um eterno transe, um movimento de ida e vinda eterno que possuía seu mantra e ritmo.
Respirei fundo e levantei. A água baixou e pôde-se ver a orla novamente. As pontas dos meus cabelos estavam molhadas de água salgada. Caminhei à beira-mar dedilhando as pontas do prédios que se erguiam, um ao lado do outro, como uma muralha de concreto à frente do oceano. Escutava o ruído de vidraças se estilhaçando. Não fui delicada. Em seguida, ainda com as pontas dos dedos, tateei o pé do Morro e a copa das árvores acariciavam as palmas das minhas mãos. Sentei-me nas pedras à frente do Vidigal e repousei sobre a avenida Niemeyer e a ciclovia, desta vez vazia, ruiu mais uma vez. As ondas prosseguiam naquele movimento cíclico. Eu, de costas para a cidade, ouvia apenas o mar.
Da última vez que aqui estive, cabia dentro de um grão de areia desta praia. Hoje é a cidade que cabe em mim.

Iane Machado.

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s